A Feira do Livro de Sevilha será este ano dedicada a José Saramago

fjs

A Feira do Livro de Sevilla 2011, que decorrerá entre os dias 19 e 30 de Maio, será dedicada a José Saramago, quando se cumpre praticamente um ano da sua morte, a 18 de Junho de 2010. Esta edição, que voltará a contar com stands na Plaza Nueva e Plaza San Francisco, durará um dia a mais que em edições anteriores para aproveitar o facto de se comemorar a 30 de Maio o Dia de São Fernando.

A Feira do Livro de Sevilha manteve desde sempre uma especial relação com José Saramago, Filho Predilecto da Andaluzia, desde 2007. O Prémio Nobel foi o responsável pela inauguração da Feira em 2006 e voltou a protagonizar o ano passado um dos actos mais importantes com a apresentação do livro José Saramago. A Consistência dos Sonhos (Cronobiografia), de Fernando Gómez Aguilera.

A esposa do escritor, Pilar del Río, que participará activamente na homenagem, agradeceu à Feira do Livro a dedicatória e assinalou que “é uma boa notícia, porque algo me leva a pensar que é como dedicá-la aos leitores, seres activos capazes de levar a respiração a cada linha para que o livro seja um diálogo vivo entre o autor e o leitor”.

Para Pilar del Río, “nestes tempos que correm”, de todos os livros de Saramago há que destacar em especial Ensaio Sobre a Lucidez, “para ser lido em público, comentado, debatido, distinguido, acariciado”. Na opinião da jornalista, esta é a obra “em que os cidadãos se sublevam, decidem o seu voto não pelas campanhas mas pela sua consciência, olham silenciosamente quem não os respeitou, lançam papéis desde os terraços, nos quais se explica o triunfo do valor e da honestidade. E não se rendem porque não lutam, vivem simplesmente com a consciência de ser poder e com esse poder tentam mudar as condições de vida de todos”.

A este propósito, o director da Feira do Livro de Sevilha, Javier López Yáñez, anunciou que o lema desta edição será “Sobre a cegueira e a lucidez” e que o objectivo é conseguir uma homenagem popular e participada. Com este fim, apela “a todas as associações culturais e de cidadãos, entidades colaboradoras e organismos públicos para que sugiram propostas e participem activamente nesta celebração”.

Fonte: Blogue da Feira do Livro de Sevilha

Pin It on Pinterest

Share This