A Fundação José Saramago felicita Herta Müller

Müller nasceu a 17 de Agosto de 1953 na cidade de língua alemã Nitzkydorf, situada na região de Banat, Roménia. De 1973 a 1976 estudou Literatura alemã e romena na Universidade de Timişoara. Durante este período, associou-se ao Aktionsgruppe Banat, um círculo de jovens autores de língua alemã de oposição a Ceausescu.

Após completar a sua carreira académica, trabalhou, entre 1977 e 1979, como tradutora numa fábrica. Foi despedida quando se recusou a colaborar com a polícia secreta.

A sua estreia literária ocorreu com a colecção de narrativas breves Niederungen (1982), conjunto de obras vitimada pela censura romena. Dois anos depois, publicou a versão não-censurada na Alemanha e, no mesmo ano, o livro Drückender Tango na Roménia. Nestas duas obras, Müller descreve a vida numa pequena aldeia de língua alemã. Em 1987, Müller emigrou para a Alemanha com o seu marido, o autor Richard Wagner.

Em Portugal, Müller tem dois livros editados: “O Homem é Um Grande Faisão Sobre a Terra”, na Cotovia, e “A Terra das Ameixas Verdes”, na Difel. 

Anúncio da atribuição do Prémio Nobel a Herta Müller:

Mais informações sobre Herta Müller, aqui.

Fonte: Nobelprize.org 

Pin It on Pinterest

Share This