“A Maior Flor do Mundo” no Barreiro e na Moita


Uma exposição das ilustrações de João Caetano para o livro de José Saramago “A Maior Flor do Mundo” abre a 5 de maio, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal do Barreiro e lá permanecerá até dia 2 de junho. Nas bibliotecas municipais deste concelho e da vizinha Moita, o livro será apresentadoàs crianças e famílias que queiram aparecer para sessões de contadores de histórias.

No Barreiro, as ilustrações de João Caetano estão acompanhadas por trabalhos de alunos da EB nº 3 do Agrupamento de Escolas do Barreiro.

Na Moita, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça acolhe os Contadores de Histórias para ouvir “A Maior Flor do Mundo” pela Arte Viva – Companhia de Teatro do Barreiro, o âmbito do projeto “Oficina Saramago”, nos dias 5 e 19 de maio, pelas 11 horas. O mesmo aocntecerá nos dias 12 e 26 de maio, mas na Biblioteca Municipal do Bareiro,também às 11horas.
 “As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas… E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”, refere José Saramago em “A Maior Flor do Mundo”.

Estas iniciativas integram-se no Projeto Barreiro / Moita “Oficina Saramago” – ciclo de celebração do escritor e do cidadão.

“A Maior Flor do Mundo” conta a história de um menino que vai até ao fim do mundo para salvar uma flor. Este é o ponto de partida para uma brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.

Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho.

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This