Comemoração dos 50 anos de Brasília com homenagem a Oscar Niemeyer

fjsCarlos Oscar Niemeyer, neto do arquitecto, e cerca de 20 integrantes do grupo Cavaleiros da Cultura estão desde o dia 19 de Março a realizar uma viagem iniciada em Belo Horizonte, e durante a qual serão distribuídos gratuitamente 120 mil livros em escolas e bibliotecas do interior. O trajecto percorrido pelos Cavaleiros da Cultura é o mesmo do livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.

– Estamos muito felizes por fazer a nossa história passando por trechos tão significativos para a literatura brasileira, mas que ainda precisam de investimentos em educação e cultura – disse Carlos Oscar.

À partida de Belo Horizonte realizou-se uma cerimónia oficial em comemoração dos 50 anos de Brasília, na sede administrativa do governo de Minas, a mais recente obra do arquitecto Oscar Niemeyer. De seguida, o grupo partiu para as cidades mineiras de Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Morro da Garça, Buritizinho, Andrequicé, Três Marias, Luislândia do Oeste, Vila São Sebastião, João Pinheiro e Paracatu.

Mais de 20 mil crianças e adolescentes serão beneficiados directamente com a II Cavalgada Cultural Brasília 50 anos. O grupo distribuirá kits com seis livros cada para serem doados individualmente aos estudantes, além de doações para as bibliotecas desses municípios. Nas duas últimas cavalgadas culturais, mais de 50 escolas e bibliotecas receberam cerca de 70 mil livros.

Ainda no universo de Niemeyer, e como comemoração do seu 102.º aniversário (assinalado no último mês de Dezembro), a editora Nosso Caminho irá editar uma obra que recolhe a troca de correspondência entre o arquitecto e diversas personalidades, entre as quais se inclui José Saramago.

Pin It on Pinterest

Share This