Constituição de Cádis comemorada em Lisboa

O Instituto Cervantes, a Casa da América Latina e o Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa (CHAM-UNL), em colaboração com a Assembleia da República, apresentam no dia 17 de maio um colóquio internacional comemorativo dos 200 anos da Constituição de Cádis.

¡Viva la Pepa! foi o grito lançado em 19 de março de 1812 (dia de São José) proclamando a adesão à Constituição de Cádis (popularmente conhecida como La Pepa), um diploma marcadamente liberal. Assumido e disseminado em circunstâncias particularmente difíceis, este grito foi talvez o primeiro slogan político da época contemporânea.

A primeira parte do colóquio decorre no Instituto Cervantes, com início às 9h30, e conta com a participação de José María Valenzuela, Diretor do Instituto Cervantes em Portugal, Manuela Júdice, Secretária-Geral da Casa da América Latina, Pedro Cardim, membro da direção do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e Eduardo Junco, Embaixador de Espanha em Portugal. O historiador Fernando Garzía de Cortázar dará uma conferência intitulada “La nación levantó el vuelo” e depois haverá uma mesa-redonda sobre a Constituição de 1812 e a sua influência na Península Ibérica e na América, moderada por José Damião Rodrigues, da Universidade dos Açores e Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa.
Participam na mesa redonda Francisco Villacorta, do Instituto de História do Centro de Ciências Humanas e Sociais – Conselho Superior de Investigações Científicas, Ana Cristina Nogueira da Silva, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Carlos Garriga, da Universidade do País Basco, e Andréa Slemian, da Universidade Federal de São Paulo

A partir das 18h00, a Assembleia da República acolhe os participantes no colóquio, numa sessão que terá a participação do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, do seu homólogo espanhol, José Maria Lassalle, do deputado Alberto Martins, presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, e de António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e da Casa da América Latina. Uma mesa-redonda moderada por José Pacheco Pereira reunirá Pedro Ramón Gómez de la Serna, deputado do PP ao Congresso Espanhol, Juan Moscoso, deputado do PSOE ao Congresso Espanhol, Jorge Miranda, constitucionalista e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Sérgio Sousa Pinto, deputado do PS à Assembleia da República.

Pin It on Pinterest

Share This