Conto Português Séculos XIX – XXI 3: Antologia Crítica

Acaba de ser lançado, com a chancela das Edições Caixotim, o terceiro volume da antologia de contos portugueses: Conto Português Séculos XIX – XXI 3: Antologia Crítica que inclui, entre outros, «Cadeira» de José Saramago. Segundo nota do editor, este volume inclui “dez contos portugueses que, pela sua qualidade e na sua diversidade, apelam a leitores de distintas proveniências e formações”.

Cada conto é acompanhado por um ensaio crítico que o “contextualiza e interpreta”, cabendo ao texto de José Saramago a «Leitura» de Carlos Reis que com a questão “Em que medida a escrita do conto contribui para formar um romancista?” inicia o seu texto.

«Conto Português» com a coordenação de Maria Isabel Rocheta e Serafina Martins, inclui, também, contos de Camilo Castelo Branco («Uma praga rogada nas escadas da forca»), Manuel Teixeira-Gomes («O álbum (conto grotesco)»), João de Araújo Correia («O grande alfaiate»), Manuel da Fonseca («Sempre é uma boa companhia»), Maria Judite de Carvalho («George»), Mário-Henrique Leiria («Saudade da infância»), M.S. Lourenço («Sobre um tema de Ticiano»), Mário de Carvalho(«Do conserto do mundo») e Maria de Menezes («Estacionamento proibido»).

fjs

Pin It on Pinterest

Share This