Depois de Lisboa e Lugano, a música de Haydn e as palavras de José Saramago em Roma

A música de Haydn e as palavras do prémio Nobel José Saramago: um encontro original, forte, profundo que a Filarmonica Romana concebeu para a Semana Santa, segunda-feira, 2 de Abril, às 21 horas, na Sala Casella. Um Concerto de Páscoa que junta a Música instrumental das sete últimas palavras de Cristo de Haydn às palavras do escritor português José Saramago no seu “Evangelho segundo Jesus Cristo” (1991), potente criação da história evangélica sob o ponto de vista de um ateu, em que Cristo assume um carácter humano, encarnando as dúvidas e o sofrimento próprios da condição universal do Homem.

O concerto será precedido de um encontro de entrada gratuita, subordinado ao tema “Homens, perdoai-lhe”, título que parte de uma das frases mais famosas do livro de Saramago, reflexão sobre a divindade/humanidade de Cristo em confronto com os temas do mundo contemporâneo. Neste encontro participarão três personalidades de topo como Gabriella Caramore, escritora, professora, jornalista e autora do programa radiofónico de cultura religiosa Uomini e Profeti (Radio Tre), Giovanni D’Ercole, bispo auxiliar da Arquidiocese de L’Aquila em 2009 e Giacomo Galeazzi correspondente no Vaticano do “La Stampa”.

Obra de forte impacto emotivo, caracterizada por sentimentos de meditação e reflexão próprios da Semana Santa, “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz” chegou até nós em diferentes versões (para orquestra, quarteto, coro e orquestra e piano) e foram tocadas pela primeira vez como faixas instrumentais na Sexta-Feira Santa de 1787, em Cádiz. Um ano após a estreia, Haydn publicou uma nova versão das “Sete Palavras”, desta vez para quarteto de cordas, versão que será ouvida na noite de 2 de Abril.

A 18 de Junho de 2011, assinalando o primeiro aniversário da morte de José Saramago, o Centro Cultural de Belém recebeu o concerto com “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, organizado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação José Saramago.

Fonte: Recensito

Pin It on Pinterest

Share This