Desenhos de João P. Santa-Rita na Sala do Veado

Lisboa Pombalina desenhada pelo arquiteto João P. Santa Rita em post-its e outros papéis amarelos ocupa as paredes da Sala do Veado, em Lisboa, numa exposição que abre às 21h00 de 10 de maio e se prolonga até 3 de junho.

Os desenhos refletem uma Lisboa que, diz Santa-Rita, é um “trabalho de patchwork construído em muitos momentos ao longo dos séculos que atravessam a sua existência”. Partem das linhas do Pombalino porque essa herança é “incontornável e como tal os desenhos integram as suas invenções urbanas e arquitectónicas, num jeito de reciclagem e de reinvenção procurando a construção de uma qualquer genealogia sem um vínculo historicista”.

“São pequenos desenhos para uma grande cidade”, sintetiza o arquiteto, que considera que eles “constroem um olhar e uma reflexão autónoma e liberta de um qualquer desejo que não o de pensar como seria essa Baixa de Lisboa se a história outros rumos lhe tivesse traçado”

João P. Santa-Rita, nascido em 1960, é um dos arquitetos responsáveis pela remodelação da Casa dos Bicos, onde a sede da  Fundação José Saramago está instalada.

Pin It on Pinterest

Share This