Doação do espólio de José Saramago à Biblioteca Nacional de Portugal

Doação do espólio de José Saramago à Biblioteca Nacional de Portugal

No dia 10 de Dezembro, às 15h, terá lugar na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) um acto formal de entrega do Espólio de José Saramago à BNP. Ao acto assistirão o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes. Usarão da palavra a Directora da BNP, Maria Inês Cordeiro, a filha do escritor, Violante Saramago Matos, e a Presidenta da FJS, Pilar del Río. Após a assinatura do documento de doação, intervirá o Primeiro-Ministro, António Costa. A cerimónia encerrará com um momento musical pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Desta forma,quando passam 18 anos da entrega do Prémio Nobel a José Saramago, dá-se seguimento à vontade do escritor quando, antes e depois do Prémio Nobel, entregou à BNP alguns documentos, entre eles o original de O Ano da Morte de Ricardo Reis e o Diploma do Nobel.

 

saramago_10dez«Para aqueles a quem cabe continuar José Saramago, família e fundação, esta era a sua vontade e será respeitada» – Pilar del Río, presidenta da FJS

Trata-se de uma doação sem contrapartidas financeiras. O espólio podia ter sido vendido a instituições privadas, mas fica em Portugal tornando os portugueses, de alguma forma, seus herdeiros.  A BNP assegurará o tratamento, conservação e disponibilização para investigadores e sempre em colaboração com a Fundação José Saramago.

Serão doados originais – manuscritos e datilografados – de romances do escritor, assim como correspondência trocada com amigos e outros escritores e cadernos de notas preparatórias para os livros, materiais que constituem a oficina de um escritor.

Por enquanto não há previsão de prazos para a conclusão da entrega dos materiais.

 

img_0043

Pin It on Pinterest

Share This