“Embargo” seleccionado para festival em Itália

fjsA longa-metragem “Embargo”, do cineasta português António Ferreira, foi seleccionada para o festival Incontri Cinematografici di Stresa (ICS), que decorre entre 1 e 6 de Junho em Itália.

O filme, que é apresentado pela segunda vez num festival italiano, tem exibição marcada para 2 de Junho no Hotel Regina Palace, em Stresa.

Desde Setembro de 2010, altura em que teve a sua estreia comercial em Portugal, “Embargo” já foi seleccionado para 15 festivais internacionais, de diferentes países, como a França, Itália, Brasil, Espanha, Suécia, EUA e Canadá.

Rodada em Coimbra, a longa-metragem, baseia-se no conto homónimo de José Saramago, inserido na obra “Objecto Quase”. Em Portugal já arrebatou dois prémios, a Menção Honrosa do Júri Internacional no Fantasporto 2010 e o Prémio de Melhor Argumento Adaptado nos XVII Caminhos do Cinema Português 2010.

Fascinado pela escrita de José Saramago, o cineasta António Ferreira transportou consigo a ideia de um filme durante 15 anos, que acabou por concretizar em “Embargo”, que se inspira na crise petrolífera.

A premência em adaptar aquela obra do Prémio Nobel da Literatura surgiu quando viveu em meados de 2008 as consequências de uma greve dos camionistas, com as longas filas que se formavam para abastecer as viaturas de combustível, e a ruptura de “stocks” alimentares nos supermercados.

Para protagonista escolheu Filipe Costa, que se iniciou como actor no teatro universitário de Coimbra, e foi fundador das bandas musicais Bunnyranch e Sean Riley & The Slowriders. No filme participam ainda como actores Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, Fernando Taborda, José Raposo, Miguel Lança e Eloy Monteiro.

Fonte: publico.pt

Pin It on Pinterest

Share This