Gonçalo M. Tavares distinguido com Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol 2011

fjsGonçalo M. Tavares é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol 2011 com a obra “Uma viagem à Índia”. O prémio no valor de 25 mil euros será entregue em data a anunciar, revelou a agência Lusa.

“Uma Viagem à Índia”, editado pela Caminho, já tinha recebido, em Junho, o Grande Prémio de Romance e Novela atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), em conjunto com o Ministério da Cultura (MC). O livro foi ainda distinguido com o Prémio Melhor Narrativa Ficcional 2010 da Sociedade Portuguesa de Autores e com o Prémio Especial de Imprensa Melhor Livro 2010 Ler/Booktailors.

É a história de Bloom, “herói individualista”, contada em prosa sobre uma grelha estrutural adoptada de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.

Entre os finalistas do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol 2011 encontravam-se Hélia Correia (“Adoecer”), João Tordo (“O Bom Inverno”), Pedro Rosa Mendes (“Peregrinação de Enmanuel Jhesus”) e Valter Hugo Mãe (“A Máquina de Fazer Espanhóis”).

O júri, presidido por Vasco Graça Moura, considerou “a maneira inovadora como o autor explora as relações entre a forma romance e a matriz épica, bem como a hábil trama narrativa e a estruturação da acção”, lê-se na acta a que a Lusa. O júri é constituído ainda por Guilherme d’Oliveira Martins, em representação do Centro Nacional de Cultura; José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores; Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários; Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas; Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual, e ainda Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril.

O vencedor do Prémio Fernando Namora/Estoril Sol do ano passado foi “Ilusão (ou o que quiserem)”, de Luísa Costa Gomes.

Fonte: publico.pt

Pin It on Pinterest

Share This