“José e Pilar” entre finalistas do Grande Prémio de Cinema Brasileiro

fjsO filme “José e Pilar” foi anunciado como finalista da 10ª edição do Grande Prémio do Cinema Brasileiro, na categoria de melhor longa-metragem/documentário.

O filme de Miguel Gonçalves Mendes, que acompanha o escritor português e a sua mulher, Pilar Del Rio, durante uma divulgação do livro “A Viagem do Elefante”, foi escolhido entre 19 produções para continuar na disputa, ao lado de outros quatro documentários.

“Dzi Croquettes”, de Raphael Alvarez e Tatiana Issa; “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira; “Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil; e “Rita Cadillac — A Lady do Povo”, de Toni Venture, são os demais finalistas da categoria.

Na disputa de melhor longa-metragem de ficção estão: “5X Favela, Agora por nós mesmos”, “As Melhores Coisas do Mundo”, “Olhos Azuis”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” e os campeões de bilheteira “Tropa de Elite 2” e “Chico Xavier”.

Com excepção de “5X Favela”, todos os filmes indicados para a final como melhor longa-metragem de ficção renderam aos seus realizadores também a indicação de melhor direcção.

Concorrem nesta categoria Daniel Filho, por “Chico Xavier”; José Joffily, por “Olhos Azuis”; José Padinha, por “Tropa de Elite 2”; e Karim Ainoyz e Marcelo Gomes por “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”.

“Tropa de Elite 2” rendeu ainda a indicação de melhor actor a Wagner Moura, que disputará o prémio com os dois actores que interpretaram Chico Xavier, no filme de mesmo nome.

Angelo António e Nelson Xavier fazem as versões do mesmo personagem quando jovem e mais velho.

Marco Nanini também está na disputa pelo seu trabalho como Odorico Paraguaçu em “O Bem Amado”, a concorrer com o também consagrado Paulo José, pela sua interpretação em “Quincas Berro D”Água”.

Com o anúncio dos finalistas ficam abertas, a partir desta terça-feira, as votações do público, na categoria “voto popular”.

O público pode aceder à página da Academia Brasileira de Cinema, onde é possível votar nas categorias de melhor filme nacional e estrangeiro e também no de melhor longa/documentário.

As votações podem ser feitas até ao dia da entrega dos prémios, 31 de Maio no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Em Portugal, o filme será exibido nas próximas semanas nas seguintes cidades: Torres Novas, Santarém, Beja, Silves, Moura, Évora, Guarda, Porto, Loulé, Lamego, Funchal, Torres Vedras, Braga, Lisboa, Ovar e Figueira da Foz.

Fonte: tsf.pt

Pin It on Pinterest

Share This