“José e Pilar” premiado no CinePort

fjsDepois de nomeado por Portugal como candidato a Melhor Filme em Língua Estrangeira aos Oscares, “José e Pilar” acaba de vencer o prémio de melhor filme na categoria de documentário no festival CinePort – Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa.

A decorrer em João Pessoa, Paraíba, Brasil, o Cineport pretende “integrar o mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa e promover os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações africanas que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP”.

A notícia do Prémio surge dias depois do anúncio da escolha de “José e Pilar” como candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A escolha teve eco por todo o mundo (Brasil, Espanha, Colômbia, Perú, Venezuela, México, Itália, Estados Unidos e China), com diversos meios de comunicação a vaticinarem a presença de “José e Pilar” na cerimónia que terá lugar em Los Angeles no próximo mês de Fevereiro.

Depois da sua exibição comercial em Portugal, Espanha, Brasil e Itália onde foi aclamado pela crítica e pelo público, “José e Pilar” terá estreia comercial no México; Estados Unidos e Canadá.

O filme será também exibido no Hay Festival de Segóvia, no dia 24 de Setembro, numa sessão que contará com a presença de Pilar del Río, e na Feira do Livro de Belgrado, a 4 de Outubro, numa sessão que contará com a presença do realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Pin It on Pinterest

Share This