Nélida Piñon em Lisboa para lançar novo livro

fjs

O livro, editado pela Temas e Debates, reúne 24 ensaios sobre autores, temas e personagens literários que são caros à escritora, como Dom Quixote, Capitu e Ulisses.

Nélida Pinõn discorre sobre o fazer literário, sempre na perspectiva da aprendiz de Homero, como de Machado de Assis, Monteiro Lobato, Cervantes e outros, levando os leitores numa viagem também ela homérica, em que partilha os seus pensamentos sobre a leitura, a paixão pela escrita, a relação visceral com a literatura, a sua visão feminina do mundo e a importância da memória.

Além dos ensaios, o livro inclui ainda os discursos de agradecimento da autora quando recebeu prémios importantes, como o Príncipe das Astúrias de Letras (2005) e o Menéndez Pelayo (2003). Uma das maiores escritoras brasileiras vivas, cuja obra tem sido distinguida com diversos prémios, Nélida Piñon, de 73 anos, foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras, entre 1996 e 1997, instituição onde ocupa, desde 1990, a cadeira 30.

“Aprendiz de Homero”, o seu segundo livro de ensaios, será apresentado em Lisboa pelo escritor e presidente da Fundação CCB António Mega Ferreira, numa sessão com início às 18:30, na Livraria Bertrand do Chiado.

Fonte: LUSA

Pin It on Pinterest

Share This