Noite de abraços – Homenagem a José Saramago

O falecido escritor português, José Saramago, por muitos considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa, é a figura homenageada na inauguração da terceira temporada das “Noites de Abraços” a personalidades da cultura, promovida pela Eventos.biz lda, numa parceria com o Instituto Camões, e animada por Pedro Muiambo, num evento a ter lugar na próxima 3ª feira, dia 16 de Novembro de 2010, a partir das 17,00 horas, no Bar Modaskavalu (Teatro Avenida), em Maputo.

A “Noite de Abraços” será precedida da projecção do documentário “Ensaio sobre Teatro”, de Rui Simões, uma adaptação teatral pelo “Teatro O Bando” da obra “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, às 17,00 horas, no mesmo local.

Os leitores, amigos, admiradores e estudiosos de José Saramago são convidados a participarem no evento para, num ambiente afectivo e informal, fazerem uma homenagem a esta grande figura da literatura universal, que em vida visitou Moçambique e se dizia tocado pela nossa hospitalidade, lendo os seus textos, fazendo depoimentos, dedicando-lhe músicas ou sketchs de teatro, entre outros…

Este evento enquadra-se no programa internacional de celebração do 88º aniversário de nascimento do consagrado escritor promovido pelo Instituto Camões. O apresentador de José Saramago será o poeta e guionista português radicado em Moçambique, António Cabrita.

José Saramago, nasceu em Azinhaga, a 16 de Novembro de 2010 e faleceu no dia 18 de Junho de 2010. Foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta. Foi galardoado com o Nobel da Literatura em 1998. Ganhou, também, o Prémio Camões, o mais importante galardão literário da língua portuguesa. Entre as suas principais obras destacam-se: Memorial do Convento, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira.

A “Noite de Abraços” prosseguirá com homenagens a Carlos Cardoso, logo na quinta-feira, dia 18/11/10 e, na sequência, Paulina Chiziane, Dilon Djindje, Pérola Jaime, entre outros.

Fonte: Nota de imprensa

Pin It on Pinterest

Share This