Nova edição de “Viagem a Portugal” na Porto Editora

Nova edição de “Viagem a Portugal” na Porto Editora

Viagem a Portugal, encomendado em 1979 a José Saramago pelo Círculo de Leitores, é agora publicada com a chancela da Porto Editora.
A 16 de janeiro de 1980 inicia o itinerário físico no Porto, percorrendo durante vários meses Portugal Continental de norte a sul, de este a oeste. Viria a ser publicado a 26 de março no ano seguinte em versão cartonada, com fotografias do próprio José Saramago e, na sua maioria de, Asta, Luís Almeida d’Eça, bem como de Adriano Sequeira. A partir de 1990, passou a estar disponível apenas na versão cartonada e não ilustrada.

Sobre Viagem a Portugal diria José Saramago anos mais tarde: não há nenhuma intenção prévia de reinventar o país. Há, isso sim, certas coincidências com os viajantes de século passado [séc. XIX] como Eça de Queiroz ou Almeida Garret, e talvez com essa obsessão que apareceu depois do 25 de Abril de explicar o próprio país. No meu caso, o livro nasceu de uma encomenda do Círculo de Leitores, que me convidou para fazer um guia; coisa que rejeitei porque não seria capaz de o fazer. Propus-lhes, em compensação, fazer uma viagem em que estaria presente toda a minha subjectividade, todas as minhas reacções e reflexões. 

Esta que é a 1ª edição na Porto Editora, conta com o prefácio de Claudio Magris, publicado originalmente na 24ª edição, em 2011, com a chancela da Leya — Editorial Caminho.

À semelhança das edições publicadas pela Porto Editora, a capa deste título foi caligrafada por personalidades da cultura lusófona, neste caso a professora catedrática Maria Alzira Seixo.
O design das edições ficou a cargo do atelier Silvadesigners.
Este é o 26º título publicado nesta coleção

Veja aqui mais sobre Viagem a Portugal.

Pin It on Pinterest

Share This