Pela irreversibilidade, Antoni Tàpies e José Saramago

A 12 de Março de 2005, foi apresentada em Barcelona a obra conjunta de Antoni Tàpies e José Saramago, intitulada Pela Irreversibilidade. Este projecto constituiu uma manifestação de apoio dos dois criadores à luta da sociedade basca por tornar irreversível um tempo de paz, diálogo e soluções.

A Fundação José Saramago associa-se às manifestações de pesar pela morte de Antoni Tàpies, aqui reproduzindo a sua obra e o texto de José Saramago:

Antoni Tàpies

*

Uma inesgotável esperança

É certo que existe uma terrível desigualdade entre as forças materiais que proclamam a necessidade da guerra e as forças morais que defendem o direito à paz, mas também é certo que, em toda a História, só pela vontade dos homens a vontade doutros homens pôde ser vencida. Não é com forças transcendentes que teremos de confrontar-nos, mas sim, e apenas, com outros homens. Trata-se, portanto, de tornar mais forte a vontade de paz que a vontade de guerra. Trata-se de participar na mobilização geral da luta pela paz: é a vida da Humanidade que assim estaremos defendendo, esta de hoje e a de amanhã, que talvez se perca se não começarmos a defendê-la agora mesmo. A Humanidade não é uma abstracção retórica, é carne sofredora e espírito ansioso, e é também uma inesgotável esperança. A paz é possível se nos mobilizarmos para ela. Nas consciências e nas ruas.

José Saramago

*

Pela irreversibilidade (pdf)

Pin It on Pinterest

Share This