“Quotidianos 2” de José Santa-Bárbara no Seixal

“Quotidianos 2” de José Santa-Bárbara no Seixal

Inaugura dia 14 de março, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Seixal, a exposição de pintura individual “Quotidianos 2” de José Santa-Bárbara.

Sobre José Santa-Bárbara, escreveu um dia José Saramago: “Alguma da pintura de Santa-Bárbara apresenta-se como feita de fragmentos. Frgamentos de membros ou de órgãos que, tendo perdido a sua ligação orgânica e funcional ao corpo, autocorrompem a sua própria forma, tornando-a, por assim dizer, residual. Ainda parecem ser o que foram, mas já começaram a ser outra coisa. Dispersam-se no espaço, repelem-se e atraem-se como os atómos de Epicuro. Eu diria que mais se atraem do que se repelem. Não procuram reconstituir a organização corporal que destruíram ao separar-se dela, aliás dificilmente reconhecível, vagueiam na superfície da tela como amibas sob a placa do microscópio, são, de algum modo, partes de um projecto não consciente de reorganização futura. […] Tudo está disperso e solto nesta visão ‘atomística’ de José Santa-Bárbara, no entanto, o seu olhar de artista e de homem investiga os caminhos de uma recomposição, que não será apenas de formas, mas de substância. De essência. Há algo de profundamente essencial na pintura de Santa-Bárbara.”, in Vontades — Uma leitura de Memorial do Convento, Caminho, 2001.

A exposição, integrada nas comemorações do 25 de abril de 1974 da Câmara Municipal do Seixal, conta com obras da série que o pintor criou para Memorial do Convento de José Saramago, e que ilustram a fachada da Casa dos Bicos.

A mostra está patente até 29 de abril, no seguinte horário: de 3ª a 6ª das 10 às 20.30, e sábado das 14.30 às 20.30.

Mais informações sobre a exposição aqui.

Pin It on Pinterest

Share This