Rio de Janeiro dará o nome de José Saramago a um espaço público

fjsA Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um projecto-lei para baptizar um espaço público da cidade com o nome do escritor português José Saramago, falecido no passado dia 18 de Junho aos 87 anos, informaram hoje fontes oficiais.

A proposta, uma iniciativa do vereador Rubens Andrade, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi aprovada pelo município faltando agora a assinatura do Presidente da Câmara, Eduardo Paes, para que uma rua, avenida ou praça da “cidade maravilhosa” receba o nome do único Prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa (1998).

Autor de obras como Ensaio Sobre a Cegueira ou A Viagem do ELefante, Saramago recebeu também uma homenagem póstuma durante a última edição do Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Pilar del Río participou na apresentação de José e Pilar, uma co-produção portuguesa, brasileira e espanhola que conta com a participação do cineasta brasileiro Fernando Meirelles.

O filme retrata o processo de criação de A Viagem do Elefante, a figura de Saramago como cidadão comprometido para além de escritor universal, e a história de amor e cumplicidade entre o prémio Nobel e a sua esposa.

Está ainda por definir que tipo de espaço público acolherá o nome de José Saramago e em que zona da cidade estará localizado, embora o mais seguro seja que se trate de uma rua ou avenida para celebrar a vida e a obra do escritor.

Fonte: Agência EFE

Pin It on Pinterest

Share This