Saramago relembrado no Festival da Lusofonia em Marselha

fjsO escritor José Saramago será homenageado no Festival da Lusofonia da Universidade da Provença, que decorre entre 29 e 31 de Março em Aix-en-Provence e em Marselha, na França.

De acordo com o Instituto Camões, o certame dedicará o dia 30 de Março ao Nobel da Literatura português com a sessão de homenagem e uma conferência de Sílvia Amorim, professora de literatura na Universidade Michel de Montaigne, em Bordéus.

Na altura serão também divulgados os premiados do concurso de imaginação sobre José Saramago, e haverá a projecção do filme Blindness de Fernando Meireles (2008).

O concurso, aberto aos estudantes da Universidade da Provença, pretende premiar a concepção da capa e contracapa de uma das obras do escritor, podendo os trabalhos conter texto – resumo, poema, extractos – ou imagem – desenho, pintura, fotografia – escritos em português ou em francês.

Além da evocação do Nobel da Literatura português, os outros dois dias do festival serão dedicados a um tema e a uma zona geográfica específica, e o primeiro, a 29 de Março, será à dança na África lusófona.

Serão realizados dois ateliers de danças africanas feitos por alunos do departamento: um de danças de Cabo-Verde e outro de danças de Angola, seguidos da projecção do documentário Outras Frases, de Jorge António (2003), sobre a dança em Angola.

A música brasileira será o tema do terceiro e último dia do festival, a 31 de Março, com uma conferência sobre Chico Buarque, pela professora Adriana Coelho Florent, directora do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros.

O certame dedicado à lusofonia termina com uma demonstração de capoeira do Grupo de Capoeira Cadência, e um concerto de música brasileira.

Fonte: lusa

Pin It on Pinterest

Share This