10 de dezembro: 16 anos da entrega do Prémio Nobel a José Saramago

10 de dezembro: 16 anos da entrega do Prémio Nobel a José Saramago

A Academia Sueca outorgou o Prémio Nobel da Literatura a um escritor que literalmente faz o melhor que pode, e que humanamente entende que tem uma responsabilidade pelo facto sensível de estar vivo e que assume esse deve todos os dias e em todas as circunstâncias” (José Saramago)

No dia 10 de dezembro de 1998 José Saramago recebeu em Estocolmo o Prémio Nobel de Literatura. Essa data, que também assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, é particularmente especial para a Fundação José Saramago. Nesse dia recordamos, ainda com mais força, as palavras do escritor Saramago e as do cidadão José.

Para assinalar os 16 anos da entrega deste prémio literário ao autor de Memorial do Convento, a Fundação José Saramago terá uma jornada de entrada livre na Casa dos Bicos. Os visitantes receberão cópias do discurso proferido pelo escritor em Estocolmo e poderão ouvir durante todo o dia, no auditório da FJS, os 14 temas do CD – Livro de A Viagem do Elefante, um trabalho de Luís Pastor e d’A Cor da Língua, da ACERT, a partir dos poemas de José Saramago.

Às 17h, no primeiro andar da Casa dos Bicos, José Miguel Noras, presidente do Conselho de Curadores da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, apresentará o livro Centros Históricos Portugueses.

Às 18h30, a Andante Associação Artística apresentará no auditório da FJS o espetáculo teatral Quem quer ser Saramago, uma obra lúdica construída a partir das palavras do escritor português. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala. As reservas podem ser feitas através do número 21 880 20 47.

Leia aqui os Discursos proferidos por José Saramago em Estocolmo:

Português
Espanhol

10_dez_17h_convite_apresentacao_centros_hist_portugueses10_dez_18h30_convite_quem_quer_ser_saramago

Pin It on Pinterest

Share This