16/10: “Prémio Sesc de Literatura”, com Juliana Leite e Tobias Carvalho

16/10: “Prémio Sesc de Literatura”, com Juliana Leite e Tobias Carvalho

No dia 16 de outubro, pelas 18h30, o auditório da Fundação José Saramago acolhe uma sessão com os escritores brasileiros Tobias Carvalho e Juliana Leite, vencedores do Prémio Sesc de Literatura 2018. A conversa será moderada por Henrique Rodrigues, escritor e analista de literatura do SESC.

 

Juliana Leite: Nasceu em Petrópolis (RJ), em 1983. Graduada em Comunicação Social e Mestre em Literatura Comparada, pela UERJ,
ganhou o Prêmio Sesc de Literatura e o APCA por seu romance de estreia, Entre as mãos (Record, 2018).

Entre as mãos – O romance gira em torno de uma tecelã que, depois de um grave acidente, precisa retomar seus dias, reaprender a falar e levar consigo dolorosas cicatrizes — não apenas no corpo. Com personagens e tempos narrativos que se atravessam como fios trançados, este romance tem a marca de peça única, debruçando-se sobre questões como sobrevivência e ancestralidade, mas também amor e mistério a partir do corpo, do trabalho e dos gestos da protagonista, em duas fases de sua vida.

Tobias Carvalho: Nasceu em Porto Alegre em 1995. Cursa Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e já participou de oficinas literárias. As coisas é seu livro de estreia.

As coisas – Sensível e implacável por trás de uma escrita limpa e simples, As coisas traz uma costura de vivências humanas sob a ótica de um jovem homossexual. O personagem constante dessas histórias trabalha, viaja, estuda, cruza ruas de metrópoles agitadas, passa horas em aplicativos de encontros. Não há maquiagens para a solidão, nem disfarce para o sexo. Ele sente, ele quer, ele ganha e perde, transformando-se de história em história e construindo um arco narrativo que alicerça todo o livro.

Henrique Rodrigues (moderador): Nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em 1975. É doutor em Letras pela PUC-Rio e é analista de literatura no Sesc – Serviço Social do Comércio. É autor de 14 livros, entre romance, infantil e poesia.

Pin It on Pinterest

Share This