15/11: “Com o mar por meio”, de Jorge Amado e José Saramago

15/11: “Com o mar por meio”, de Jorge Amado e José Saramago

No dia 15 de novembro, às 18h30, na Fundação José Saramago, será apresentado o livro «Com o mar por meio – Uma amizade em cartas», de Jorge Amado e José Saramago. Editado no Brasil em julho deste ano, a correspondência entre os dois amigos chega agora às livrarias portuguesas.
A sessão contará com leituras de excertos das cartas por Marcello Urgeghe e Mariano Marovatto, e interpretação de canções por Mariano Marovatto e Alexandre Bernardo.
A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Sobre o livro:
A amizade entre Jorge Amado e José Saramago teve início quando os dois já tinham idade mais avançada e consolidada carreira literária, porém o vínculo tardio não impediu que os escritores formassem um laço forte, estendido as suas companheiras, Zélia e Pilar. Este livro reúne a correspondência entre os dois mestres – e os dois casais, muitas vezes -, entre os anos de 1992 e 1998. São cartas, bilhetes, cartões e faxes com uma rica troca de ideias sobre questões tanto da vida íntima como da conjuntura contemporânea, sobretudo a cena literária. Eles debatem com humor sobre prêmios e associações de escritores, com especulações divertidas sobre quem seria, por exemplo, o próximo a ser contemplado com o Nobel ou o Camões. Com um projeto gráfico especial, ilustrado com facsímiles das missivas e belíssimas fotos do acervo pessoal dos autores, Com o mar por meio aproxima os leitores do universo particular dos dois amigos.

Pin It on Pinterest

Share This