2ª Sessão do ciclo «Poesia de Agora: práticas e passagens»

2ª Sessão do ciclo «Poesia de Agora: práticas e passagens»

Na quinta-feira, dia 6 de junho, pelas 18h30, a Fundação José Saramago acolhe a 2ª sessão do ciclo «Poesia de Agora: práticas e passagens». Participam da conversa: Nuno Miguel Guedes, Oriana Alves e Paulo Tavares. A moderação ficará a cargo de Elisabete Marques.

A entrega é livre, sujeita à lotação da sala.

Sobre o ciclo

Este projecto reúne investigadores do CEC (Universidade de Lisboa), do IELT (Universidade Nova de Lisboa) e do ILCML (Universidade do Porto). O objectivo é mapear e comparar práticas, experiências, locais de encontro, espaços de performance, de inscrição e de passagem da poesia contemporânea, em curso desde 2000 até ao presente, em diferentes cidades da Europa e das Américas. Examinaremos também pontos de desencontro, errâncias pessoais e colectivas, experiências falhadas e locais vazios, ou desocupados, da poesia na contemporaneidade.

Ao combinar perspectivas de análise cultural e literária com métodos etnológicos, será trazido à reflexão um vasto leque de práticas, que vão desde a articulação de movimentos de vanguarda (por meio de zines, blogs e panfletos) até ao crescente número de eventos que apelam à participação de públicos mais amplos (sessões de poesia ao vivo, festivais, percursos e roteiros literários), passando por fenómenos ou acções que cruzam a poesia com formas de engajamento político.

O ciclo de debates, a ter lugar na Fundação José Saramago, permitirá trocar pontos de vista com poetas, críticos, académicos, editores e agentes culturais sobre práticas e passagens da poesia em Portugal.

Pin It on Pinterest

Share This