30 de novembro, Dia da Livraria e do Livreiro

30 de novembro, Dia da Livraria e do Livreiro

No próximo dia 30 de novembro, assinala-se a terceira edição do Dia da Livraria e do Livreiro, organizado em parceria pela Fundação José Saramago e pelo Encontro Livreiro e de cujo texto de apresentação deixamos o seguinte excerto:

Desde 2012 que comemoramos o Dia da Livraria e do Livreiro, inspirado por ventos vindos do país vizinho e assinalando o aniversário da morte de Fernando Pessoa e de Fernando Assis Pacheco (este último, precisamente numa livraria de Lisboa). A Fundação José Saramago e o movimento Encontro Livreiro estabeleceram uma parceria que passará a assumir a organização e a dinamização do Dia da Livraria e do Livreiro, tornando-o mais abrangente e destacando sobretudo o lugar central que o livreiro ocupa no percurso do livro e na promoção da leitura.

O Dia da Livraria e do Livreiro é um dia de Festa! Festa da livraria, do livreiro e do leitor!

O leitor, a quem preferimos não chamar cliente, é o convidado de honra deste e de todos os dias e quem verdadeiramente justifica a livraria e o livreiro e garante não só o futuro do livro e das gentes do livro, mas também o progresso, esclarecido e em liberdade, do(s) país(es).

Apelamos a que todas as livrarias que queiram fazer deste dia o seu dia de festa, comecem, desde já, a preparar uma iniciativa para assinalar a data. Essa iniciativa deverá partir de cada livraria, individualmente.

Todas as informações sobre o Dia da Livraria e do Livreiro podem ser encontradas aqui.

dia_da_livraria_e_do_livreiro

Pin It on Pinterest

Share This