67 minutos por 67 anos de luta política: hoje é o Dia Internacional de Mandela

Os 95 anos de Nelson Mandela são hoje comemorados em milhares de lugares do mundo, enquanto o velho lutador se encontra em estado crítico mas com algumas melhoras num hospital de Pretória. Lisboa fez do Rossio a Praça Mandela por um dia.

“Precisamos de de nos inspirar em homens como Nelson Mandela”, afirmou Graça Fonseca, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML), no descerrar da placa simbólica, segundo refere o Público. A “honra” de Graça Fonseca em ter uma Praça Nelson Mandela foi partilhada com Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira, e Keitumetse Matthews, embaixadora da África do Sul em Portugal.

A boa notícia do Dia Mandela foi dada pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma: a saúde do grande lutador está um pouco melhor, desde que no dia 6 de junho foi internado com uma infeção pulmonar persistente.

Decretado pelas Nações Unidas em 2009, o Dia Internacional de Mandela destina-se não só a festejar o aniversário do homem que lutou ativamente contra o regime de apartheid mas principalmente a estimular atividades cívicas – com o apelo a que cada cidadão dedique 67 minutos ao serviço da comunidade – uma referência aos 67 anos de vida política de Mandela.

Este ano, a jornada é dedicada à alimentação, à alfabetização e aos sem abrigo, com a participação de milhares de organizações não governamentais. 

Foto de Rui Gaudêncio/Público

Público

El País

The Guardian

CNN

Pin It on Pinterest

Share This