A defesa das universidades públicas num grande debate em Sevilha

Um excecional grupo de personalidades vai debater a educação pública nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro em Sevilha na conferência “Factor Universitario”,  com intervenção inaugural de Federico Mayor Zaragoza.

“Princípios essenciais e irrenunciáveis da Educação Superior” é o título da intervenção de Federico Mayor, presidente da Fundação para uma Cultura de Paz, dando o mote para um grande debate que junta reitores e professores das universidades de Espanha, pensadores, escritores, políticos, intelectuais e jornalistas.

Como anuncia a convocatória do encontro, estes princípios essenciais e irrenunciáveis  apontam para uma universidade “acessível a todos e baseada no principio da igualdade de oportunidades; que gera e transmite conhecimento e tecnologia, sendo imprescindível para o progresso da sociedade; capaz de elevar o nível cultural e o prensamento crítico dos jovens, construtores do futuro; autónoma, comprometida, excelente e de qualidade que necessita do apoio suficiente das administrações públicas para atingir os seus fins”.

“Nos começos de 2013, um ano cheio de incertezas e expectativa, Factor Universitario: la educación pública a debate será um grande espaço de reflexão, discussão e crítica construtiva sobre o significado e a necessidade de uma Educação e uma Universidade Pública de qualidade ao serviço da sociedade”. Abrimos um espaço em marcamos encontro com estudantes, professores e convidados, recordando e valorizando princípios essenciais que não devem ser manchados por nenhuma crise” – anuncia o mesmo documento.

Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, participará nesta conferência e será moderadora da sessão sobre o compromisso das universidades públicas com a sociedade, no dia 20 às 16h30, com a catedrática de Psicologia Trinidad Nuñez, o deputado Alberto Garzón, o professor Sami Nair (diretor do Centro Mediterráneo Andalusí da Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha), e a cineasta Gracia Querejeta.

 

CICUS

andaluzia información

Pin It on Pinterest

Share This