Adeus ao camarada João Ubaldo Ribeiro

Adeus ao camarada João Ubaldo Ribeiro

Morreu na madrugada desta sexta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, aos 73 anos, o escritor e académico baiano João Ubaldo Ribeiro. Prémio Camões de 2008, João Ubaldo é autor de romances de sucesso entre o público e a crítica no Brasil como Sargento Getúlio e O Sorriso do Lagarto. Algumas das suas obras foram adaptadas ao cinema ou transformadas em séries televisivas.

saramago_ubaldo

Em 2010, quando do falecimento de José Saramago, João Ubaldo declarou que havia perdido um «bom camarada». «Acho que não nos tornamos amigos mais próximos por falta de convivência», disse na altura o escritor brasileiro à Lusa. A opinião era partilhada por Saramago que, em 2008, celebrou a concessão do Prémio Camões ao baiano. «Ele é uma pessoa extraordinária, que infelizmente já não vejo há um par de anos, mas de quem guardo as melhores recordações do Brasil, ou da Alemanha, onde estivemos juntos», disse em uma entrevista o Nobel português de Literatura. «Fico muito contente e até tenho vontade de dizer “Viva o povo Brasileiro”», acrescentou Saramago, recordando o título de um dos romances mais conhecidos de João Ubaldo.

No ano passado, em Belém do Pará, João Ubaldo recebeu um exemplar do ensaio “Da Estátua à Pedra”, publicado no Brasil pela Editora da UFPA. Foi seu último contato com José Saramago.

Joao Ubaldo

De Lisboa e de Lanzarote, os colaboradores da Fundação José Saramago enviam um forte abraço à família e aos amigos do camarada brasileiro.

Pin It on Pinterest

Share This