Agência Wylie (The Wylie Agency) é a nova representante internacional da obra de José Saramago

Agência Wylie (The Wylie Agency) é a nova representante internacional da obra de José Saramago

Os titulares de direitos de autor da obra literária de José Saramago informam que a representação internacional da obra do Escritor passou a ser assegurada pela Agência Wylie (The Wylie Agency), com escritórios em Nova Iorque e Londres, desde o passado dia 30 de dezembro de 2014.

Esta mudança para uma agência literária de maior dimensão surge como um passo natural para assegurar uma maior presença e divulgação da obra do Prémio Nobel português no circuito editorial internacional.

A propósito da obra de José Saramago, Andrew Wylie comenta:

Leio José Saramago de maneira muito próxima e com profunda admiração desde o final dos anos 1980, quando se publicou em inglês, pela primeira vez, Memorial do Convento. E não há como confundir uma só página da voz característica deste autor com a de qualquer outro escritor, de qualquer época. O seu peso – e, ouso dizer, a sua leveza – influenciou escritores globalmente – e positivamente. Este é um homem que carrega uma mala pesada, transportando-a como se fosse uma pena.

A Agência Wylie foi criada em 1980 e representa escritores como Jorge Amado, Jorge Luis Borges, Roberto Bolaño, Salman Rushdie, Orhan Pamuk, Amos Oz ou Philip Roth, entre outros.

Os titulares de direitos de autor da obra literária de José Saramago entendem ser devido um agradecimento à agência Mertin Litag, representada por Nicole Witt, respeitando o trabalho desenvolvido enquanto representante internacional da obra do Escritor.

Lisboa, 8 de janeiro de 2015

Pin It on Pinterest

Share This