Colóquio de Estudos Saramaguianos será realizado em Natal (Brasil)

Colóquio de Estudos Saramaguianos será realizado em Natal (Brasil)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (Brasil), acolherá entre os dias 13 e 15 de junho o 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos.

A iniciativa, coordenada pelos professores doutores Maria do Socorro Furtado Veloso (UFRN) e Pedro Fernandes Oliveira Neto (UFERSA), tem como objetivo debater a obra de José Saramago na altura em que se comemoram os 20 anos da atribuição do Nobel de Literatura ao escritor.

Sobre o encontro, as palavras dos organizadores:

O 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos visa o debate em torno da obra e do pensamento de José Saramago nos vinte anos da atribuição do Prêmio Nobel ao escritor. Trata-se de um evento proposto num território bastante fértil ao estudo da literatura saramaguiana: os atuais contextos que atravessamos respondem em parte por isso. Outra parte se abre para a constatação de que o Brasil, dos vários lugares no mundo, tem se revelado um dos principais países interessado no estudo da obra do escritor; constatação que se justifica pela diversidade de estudos acadêmicos constituídos antes mesmo do prêmio que o sagrou universalmente. Tal protagonismo alimenta a tarefa nossa em corroborar com o que já consideramos, no âmbito dos estudos literários e nas relações assumidas por tais estudos com outras frentes diversas dos saberes, como estudos saramaguianos.

A importância deste evento é a de estabelecer diálogos, propiciar o intercâmbio de experiências de leituras e perspectivas em vistas de contribuir para a tessitura de um momento fundamental na sobrevida do escritor – e igualmente para seus leitores, que encontram no seu universo ficcional e nas suas provocações, peças fundamentais para a postura de desassossegados ante esta realidade fugidia porque complexa e cujos meandros cobram de nós o necessário debate.

Nosso interesse é compor um painel multissignificativo que dialogue com as várias possibilidades de leituras e de leitores interessados em oferecer algumas peças indispensáveis ao saber literário e à formação humana – algo escasso numa sociedade cada vez mais presa aos limites impostos pela técnica. As abordagens que formam as vozes desse encontro são diversas porque uma obra de igual plurissignificação não se reduz a uma ou outra crítica.

Buscamos, portanto, acrescentar compreensões na contínua ampliação das fronteiras do universo literário saramaguiano. Este é um evento aberto a refletir algumas das múltiplas facetas inscritas na biografia do autor: o cronista, o poeta, o jornalista, o romancista, o intelectual público, entre tantas e tão intensas tarefas que José Saramago assumiu ao longo dos seus 87 anos de vida.

Para mais informações sobre o colóquio aceda a : https://coloquiosaramaguianos.wordpress.com/

Pin It on Pinterest

Share This