Congresso “José Saramago e o Memorial do Convento”, em Mafra

Congresso “José Saramago e o Memorial do Convento”, em Mafra

Entre os dias 14 e 16 de novembro será realizado no Palácio Nacional de Mafra o Congresso Internacional “José Saramago e o Memorial do Convento”, comissariado pelo professor e ensaísta Miguel Real e organizado pelas Câmaras Municipais de Loures, Mafra e Lisboa.

Mais informações

O Congresso Internacional José Saramago e o Memorial do Convento, comissariado pelo professor e ensaísta Miguel Real reúne, entre 14 e 16 de novembro, no Palácio Nacional de Mafra, especialistas nacionais e internacionais no estudo da obra do escritor. O romance Memorial do Convento, publicado há 37 anos (1982), é o ponto de partida da reflexão dos 21 congressistas, entre os quais se encontram Isabel Pires de Lima, Guilherme d’Oliveira Martins, Ana Paula Arnaut, Pilar del Río, Carlos Fiolhais, Carlos Reis, Daniela Marcheschi, Orietta Abbati e Piero Ceccucci.

A relação do romance com a História do século XVIII, com a cultura portuguesa e com o monumento que lhe dá o nome, as suas personagens e a sua importância na literatura do final do século XX são alguns dos temas em destaque.

O Congresso termina no dia 16 de novembro, dia do aniversário de José Saramago, com uma visita ao Palácio Nacional de Mafra e um concerto de Irene Lima que interpretará Prelúdio Suite nº 6 de Bach, uma das composições preferidas do escritor.

O Congresso Internacional José Saramago e o Memorial do Convento é uma iniciativa dos municípios de Loures, Mafra e Lisboa, integrado no projecto financiado pela União Europeia ROTA DO MEMORIAL DO CONVENTO que tem como objetivo a criação de uma rota cultural, a partir do lirismo épico do romance de José Saramago.

A inscrição é gratuita, limitada aos lugares disponíveis.

Informações e inscrições:
rotamemorialconvento.wixsite.com/congresso
Telefone: 261 818 264
E-mail: rotamemorialdoconvento@gmail.com

Pin It on Pinterest

Share This