Depois da Noite o Quê?, diálogo de Jaime Rocha com obra teatral de José Saramago

Descarregar Depois da Noite o Quê? (pdf)

Em 1998, o jornalista e escritor Jaime Rocha aceitou um convite e criou uma peça teatral a partir da releitura de A Noite, obra de José Saramago escrita em 1979 e que aborda as horas iniciais do 25 de Abril. Rocha aproveitou algumas personagens e o cenário concebidos por Saramago, adiantou o relógio e assinalou no título a continuidade temporal do texto: Depois da Noite o Quê? A peça de Rocha teve estreia no Teatro Carnide no dia 24 de Abril de 1998, logo a seguir a uma encenação de A Noite.

“Pego na peça do Saramago e envelheço-a 25 anos. Se na obra dele a revolta interna é contra o fascismo, contra a censura, na minha é uma luta, já em democracia, pela verdade dos factos”, explica o dramaturgo que trabalhou durante mais de 30 anos em redações de jornais, cenário de ambas as peças.

Se na história construída por Saramago a noite em questão era a do 24 para o 25 de Abril de 1974, no caso do texto de Rocha a noite em questão é a do aniversário dos 25 anos da Revolução dos Cravos. Em ambas há um conflito entre jornalistas e chefes sobre a escolha da manchete para o dia seguinte, deixando claro que muitas vezes interesses alheios à verdade noticiosa se sobrepõem ao bom jornalismo.

Para Rocha, tanto o texto de Saramago como o seu permanecem atuais, porque nas redações continuam a existir interesses distintos entre patrões e empregados. “Passámos da censura durante a ditadura para, em democracia, a autocensura, uma censura por interesse”, diz. Hoje em dia, se alguém se propusesse fazer uma nova leitura da obra de Saramago, a ameaça ao exercício do bom jornalismo seria a precariedade da profissão, opina Rocha. “Se fosse escrita hoje, haveria outro tipo de preocupação: o medo de os jornalistas ficarem no desemprego, algo que afecta a qualidade do jornalismo feito”.

Para assinalar os 40 anos da Revolução dos Cravos, a Fundação José Saramago pediu a Jaime Rocha autorização para publicar, em formato virtual, o texto Depois da Noite o Quê?.

Pin It on Pinterest

Share This