“Diálogos com José Saramago” de Carlos Reis publicado no Brasil

“Diálogos com José Saramago” de Carlos Reis publicado no Brasil

Inicialmente publicado em 1998, resultante de uma fecunda e estimulante experiência de interação, ocorreram esses diálogos em Lanzarote, em casa de Saramago, no cenário ao mesmo tempo árido e fascinante de uma ilha povoada por trezentos vuclcões extintos como descreve o seu autor, o Professor Carlos Reis, Diálogos com José Saramago foi publicado no Brasil, em Dezembro de 2018, com a chancela da Editora da Universidade Federal do Pará.

Aos oito diálogos, criteriosamente orientados e concebidos por Carlos Reis:

Diálogo I: Sobre a formação, aprendizagem e profissão do escritor

Diálogo II: Sobre a condição do escritor

Diálogo III: Sobre a História como experiência

Diálogo IV: Sobre o escritor e a linguagem da literatura

Diálogo V: Sobre géneros literários

Diálogo VI: Sobre a narrativa e o romance

Diálogo VII: Sobre temas e valores, sentidos e destinos comuns

Diálogos virtuais

ao seu capítulo introdutório O escritor em construção e ao posfácio A Estátua e a Pedra ou a magia das ficções, acresce nesta edição brasileira um prefácio inédito e o ensaio fotográfico de Estelle Valente. A fotografia de capa é da autoria de João Francisco Vilhena.

Refere José Saramago na contra-capa deste livro: Falámos muito ao longo destes últimos anos (e felizmente continuamos a falar) dos direitos humanos; simplesmente deixámos de falar de uma coisa muito simples, que são os deveres humanos, que são sempre deveres em relação aos outros, sobretudo. E é essa indiferença em relação ao outro, essa espécie de desprezo do outro, que eu me pergunto se tem algum sentido numa situação ou no quadro de existência de uma espécie que se diz racional. Isso, de facto, não posso entender, é uma das minhas grandes angústias.

Pin It on Pinterest

Share This