José Saramago
Foundation

excerpt of the day
28 March, 2024

Foundation

Andamos há séculos a perguntar-nos uns aos outros para que serve a literatura, e o facto de não haver uma resposta não irá desanimar os futuros perguntadores. Não existe uma resposta possível. Ou então há infinitas: a literatura serve para entrar numa livraria e para nos sentarmos em casa, por exemplo. Ou para ajudar a pensar. Ou para nada. Porquê esse sentido utilitário das coisas? Se temos de procurar o sentido da música, da filosofia, de uma rosa, é porque não estamos a entender nada. Um garfo tem uma função. A literatura não tem uma função. Embora possa consolar uma pessoa. Embora nos possa fazer rir.

Entrevista ao jornal Clarín (Argentina), 2007

Online store

Blimunda
#138

Blimunda magazine is a monthly, digital and free publication edited by Fundação José Saramago. In December 2020, the hundredth issue of the magazine was published.

Read the latest issue
blimunda magazine

“Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”

Signature José Saramago Site da Declaração de Deveres Humanos