Program & Activities

Humanos ou animais, histórias especiais – espetáculo e sessão interativa

Date
04.05.2022

Schedule
11H

Duration
45 minutos

Cost
3 euros

Where
José Saramago Foundation

“Deixa-te levar pela criança que foste”, epígrafe do livro As Pequenas Memórias (2006), será o mote deste espetáculo e um convite à revisitação das nossas próprias infância e adolescência, iluminados pelo “incrível milagre” que foi a vida de José Saramago, desde o seu primeiro mundo, pobre e esfomeado, rico de sensações, sons, cores e aromas, personagens e animais, na aldeia da Azinhaga. Entre vivências e lembranças, algures entre a verdade e a imaginação, marca-se a principal linha do espetáculo: o que é que verdadeiramente importa na vida de um ser humano? Recordamos a sabedoria essencial e a simplicidade, autêntica e humana, numa encenação que por vezes se assemelha a uma coleção de objetos, de pequenos quadros ou instantâneos fotográficos em álbum de família, em busca da criança e do adolescente que foi José Saramago.

Nestas sessões para os mais pequeninos, ficaremos a conhecer Camões, o cão d’água de José Saramago, e muitos outros animais, como o cavalo ou o elefante: magníficos, trágicos, sábios… Conduzidos por objetos, palavras, sons, aromas e cores, evocaremos emoções e memórias especiais: as que recolhemos na escrita e voz de Saramago, mas também as nossas e as do público, em busca de uma certa humanidade esquecida.

Temáticas: afetos; animais; binómios bem/mal; mundo rural/mundo urbano; realidade/imaginação; verdade/mentira; biografia; brinquedos; canção; casa; direitos dos animais; direitos humanos; emoções; escrita; família; infância; jogo; leitura; linguagem; literatura; memória; música; natureza; objetos; poesia; sentidos; sons; tradições; voz.

Data: 4 de junho
Horário: 11H
Categoria: espetáculo e sessão interativa
Duração aproximada: 45 minutos.
Produção: Apanha-Palavras
Destinatário: bebés e famílias, creches e jardins-de-infância, salas de ensino pré-escolar e 1.º ciclo.
Custo: 3 euros
Inscrições através do e-mail secretaria@josesaramago.org