Program & Activities

16 de Novembro – O dia do Centenário

Date
16.11.2022

Schedule
Todo o dia

Duration
Todo o dia

Cost
Gratuito

Where
José Saramago Foundation

A Fundação José Saramago prepara um programa especial para o dia 16 de Novembro de 2022, data do centésimo aniversário do escritor. A programação tem início às 10h, quando milhares de alunos de escolas de Portugal, Espanha e outros países lerão excertos de romances de José Saramago num programa intitulado Leituras Centenárias.

Na sede da FJS, em Lisboa, haverá uma leitura continuada de As Pequenas Memórias, autobiografia que conta a infância do escritor, visitas guiadas e momentos musicais – o programa repete-se n’A Casa José Saramago, em Lanzarote. Na delegação de Azinhaga, será plantada a centésima árvore do projeto “100 oliveiras para Saramago”.  A festa termina à noite no Teatro São Carlos com a apresentação da ópera Blimunda, de Azio Corghi, numa nova produção realizada para festejar o Centenário do autor de Memorial do Convento.

Leitoras e leitores de José Saramago espalhados pelo mundo também poderão participar nos festejos através das redes sociais ao partilharem a suas passagens favoritas de livros do escritor com a hashtag #Saramago100.