Encontro no México define primeiro esboço da Carta de Deveres e Obrigações do Ser Humano

Encontro no México define primeiro esboço da Carta de Deveres e Obrigações do Ser Humano

Foi apresentado, no México, um primeiro esboço da proposta de Carta dos Deveres e Obrigações do Ser Humano que está a ser desenvolvida pela UNAM (Universidade Autónoma do México) e a Fundação José Saramago, com o apoio do Centro de Estudos World Future Society.

A proposta, que conta com a participação de dezenas de pensadores e académicos de várias partes do mundo, parte das palavras ditas por José Saramago em 1998, quando recebeu o Prémio Nobel. Naquela altura o escritor afirmou que havia chegado o momento de a sociedade exigir o cumprimento dos seus deveres e obrigações dos cidadãos.

As reuniões para a redação de uma proposta de Declaração dos Deveres Humanos tomou corpo em junho passado num encontro de três dias realizado na Cidade do México. Esta semana, num novo encontro que contou com a presença de José Narro, reitor da UNAM, Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, Samir Naïr, sociólogo e politólogo francês, e Ángel Gabilondo, porta-voz do PSOE (Partido Socialista Obrero Español), desenharam-se novos pilares da proposta.

“Existe a necessidade de reconsiderar o que implicam os direitos humanos num mundo globalizado”, afirmou Gabilondo na conferência de imprensa realizada na quinta-feira. Pilar del Río, por sua vez, defendeu a necessidade de se colocar fim ao desinteresse social, político e cultural das pessoas. “Entre os deveres humanos está o dever de organizar, exigir e concretizar a redistribuição da riqueza.”

“O primeiro dever dessa carta é precisamente lutar para realizar os direitos. É um apelo aos sujeitos de direitos, à mobilização cidadã, que tem o dever de continuar lutando para a materialização desses direitos”, acrescentou Sami Naïr.

O documento final da Carta dos Deveres Humanos será encaminhado para as Nações Unidas.

 

Na imprensa: 

México alumbra la Carta de Deberes y Obligaciones del Hombre
(El País)

Avanza carta de deberes del hombre
(Efe)

 

Pin It on Pinterest

Share This