“Ensaio sobre a Cegueira” é levado aos palcos na Galiza

“Ensaio sobre a Cegueira” é levado aos palcos na Galiza

No ano em que se assinala o 20º aniversário de publicação do Ensaio sobre a Cegueira, a companhia galega de teatro Sarabela estreia, no dia 24, no Auditório Municipal de Ourense, uma adaptação do romance de José Saramago.

Criado em 1980 como grupo independente de teatro, o coletivo teatral galego profissionalizou-se nos anos 90 e desde então desenvolve um importante trabalho cénico na Península Ibérica.

“É uma obra que se abre como um caleidoscópio, com múltiplas interpretações e com uma interessante reflexão sobre a responsabilidade de ter os olhos abertos quando se perde a vista”, define Ánxeles Cuña Bóveda, diretora teatral do Sarabela.

Com nove atores em cena, a adaptação do romance de José Saramago foi a obra escolhida pela companhia para assinalar os 35 anos da sua existência, numa feliz coincidência com o 20º aniversário da publicação de um dos títulos mais emblemáticos da obra de José Saramago – em novembro, a Fundação José Saramago assinalará a data com uma série de eventos.

Após algumas adaptações em formatos menores, a Sarabela volta a apostar em produções de grande dimensão, explicou Cuña Bóveda ao jornal galego Praza Pública. “É uma obra muito complexa. E conta com um risco claro: trata-se de uma obra muito conhecida da qual resultou também um filme. Agora, levamos essa história para outra dimensão, a teatral”.

Mais informações sobre a adaptação em: http://www.sarabelateatro.com/

 

chegueiradivulgacao

Um vídeo sobre o trabalho de adaptação da obra:

Pin It on Pinterest

Share This