Ensaio sobre a Cegueira inspira estilistas de moda no México

Os jovens estilistas mexicanos Silvia Vázquez e Efraín Torner inspiraram-se em “Ensaio sobre a Cegueira” na criação da coleção que acabam de apresentar para a primavera/verão 2013. Em declarações ao jornal mexicano El Universal, Efraín Troner afirmou que ele próprio e Silvia Vázquez ficaram fascinados quando visitaram a exposição “A Consistência dos Sonhos”, que esteve patente no Colegio Santo Ildefonso, na Cidade do México, no verão de 2011.

“Para esta coleção queríamos trabalhar sobre um romance relativamente atual como este, escrito em 1999, e além disso queríamos desenhar com uma paleta de cores contrastante”. “Depois de lermos alguns dos seus livros, decidimos que ‘Ensaio sobre a Cegueira’ era o mais interessante para o nosso trabalho”.

A dupla de criadores desenhou peças alusivas ao momento em que as personagens estão a perder a visão e tudo aparece turvo. Para esse efeito, utilizaram materiais translúcidos sobre diversas aplicações. Os protótipos foram criados com materiais plásticos e redes, mas serão substituídos por gazes de seda e “voiles”, mantendo o mesmo conceito de transparência mas conseguindo texturas mais amigáveis.

Ler mais: El Universal

Pin It on Pinterest

Share This