Escritores norteamericanos do festival Disquiet vêm (também) à Casa dos Bicos

Já estão em Portugal os 90 escritores norteamericanos que o Centro Nacional de Cultura acolhe até ao dia 12 de julho, no âmbito da terceira edição do festival Disquiet, uma universidade de verão em que têm oportunidade de se encontrar com personalidades da cultura lusófona, entre os quais muitos escritores.

A Fundação José Saramago recebe os escritores do Disquiet nas tardes de 4 de julho, para um encontro com João Tordo, Prémio Saramago 2009, e de 11 de julho, data de um encontro com José Luís Peixoto, que recebeu este prémio em 2001.

Durante os quinze dias do programa, que conta com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do Banco BPI, do Governo Regional dos Açores e da Secretaria de Estado da Cultura, o grupo de escritores norteamericanos – alguns consagrados, outros amadores – entra em contacto com diferentes aspetos da cultura portuguesa, e convive com escritores e poetas lusófonos de diversas gerações.

 Dos Estados Unidos da América participam como convidados Julie Hensley, Sam Lipsyte, R. Dean Johnson, Cyriaco Lopes, Brian Sousa e como professores Philip Graham, Katherine Vaz, Denise Duhamel, Tayari Jones, Adam Levin, Terri Witek, Brian Sousa, Robert Olmstead e John Frey.

Será apresentada a exposição de pintura “Ilustrações”, de Jaime Braz, artista plástico que é cotradutor, com Dean Ellis, do livro “O Verdadeiro Actor” de Jacinto Lucas Pires, cuja versão em inglês é publicada no âmbito do programa e será lançada a 9 de julho.

O Projecto DISQUIET foi lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América, e, segundo a organização, “parte do princípio de que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas, tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam”.

 

Mais informações em:

Centro Nacional de Cultura

Disquiet

Pin It on Pinterest

Share This