Exposição José Saramago 90 Anos

Nove retratos de José Saramago acompanhados de textos do Escritor. De uma forma muito simples, podia descrever-se assim a exposição que desde dia 16 de novembro pode ser visitada na Casa dos Bicos, na Estação do Metro Aeroporto e na Biblioteca Municipal do Palácio das Galveias. Mas esta exposição tem muito mais, aos textos de Saramago, retirados do livro José Saramago nas Suas Palavras, um dicionário sobre o pensamento do autor de O Evangelho Segundo Jesus Cristo organizado por Fernando Gómez Aguilera, juntam-se os traços de seis ilustradores portugueses e três espanhóis que, a convite da Fundação e da Silva Designers, aceitaram o repto de retratar Saramago. A exposição não ficaria no entanto completa sem uma marca mais pessoal da vida de José através de referências a alguns dos seus dados biográficos, agora que se comemoram os seus 90 Anos.

Terminada a exibição em cada um dos três locais, a Fundação disponibiliza a exposição para itinerância por Bibliotecas e Escolas de todo o país, numa iniciativa gratuita para cada uma das entidades que nos solicite o empréstimo. Depois de três anos a levar um atelier de promoção da leitura sobre A Maior Flor do Mundo a mais de 3.000 alunos portugueses, num projecto também ele gratuito, alargamos assim a nossa oferta de iniciativas culturais para todo o país, gratuitamente, respondendo aos tempos difíceis que muitas Bibliotecas e respectivos públicos enfrentam, provocados por cortes cegos que atingem, normalmente, e em primeiro lugar, a cultura. E, como não podia deixar de ser, estamos abertos a pedidos que surjam de fora do país. Porque a obra de Saramago é universal.

A exposição José Saramago 90 Anos junta-se à nossa exposição permanente, intitulada José Saramago. A semente e os frutos, que ocupa o 2.º andar da Casa dos Bicos. Aqui fica o convite para que nos visitem!

Pin It on Pinterest

Share This