Exposição “Lanzarote, a janela de Saramago” abre no dia 10 de abril

Exposição “Lanzarote, a janela de Saramago” abre no dia 10 de abril

Na próxima quinta-feira, dia 10 de abril, João Francisco Vilhena inaugura em Lanzarote a exposição Lanzarote, a janela de Saramago, composta por 29 imagens captadas pelo fotógrafo em dois momentos distintos. Em 1998, após o anúncio da atribuição do Prémio Nobel a José Saramago, e em 2013, quando o fotógrafo voltou à ilha das Canárias para percorrer os lugares onde havia retratado o Escritor.

“Depois de fotografar José Saramago em Lanzarote fiquei com a ideia de um dia voltar, com mais calma, e ampliar de alguma maneira aquele trabalho. Achava que nos Cadernos de Lanzarote havia muitas leituras a serem feitas. Mas o tempo foi passando, se calhar eu também ainda não estava preparado, e foi só em 2012 que retomei a esse projeto”, explica Vilhena.

© João Francisco Vilhena© João Francisco Vilhena

Neste novo trabalho, Vilhena junta as suas consagradas fotos a preto e branco – que foram expostas em Estocolmo aquando da entrega do Nobel ao Escritor – a outras imagens inéditas do autor de A Jangada de Pedra, na ilha das Canárias. E coloca-as em diálogo com fotos recentes, feitas quando revisitou Lanzarote, já sem a presença do Escritor. Às imagens de Saramago e do cenário vulcânico, Vilhena acrescenta trechos extraídos dos Cadernos de Lanzarote, escritos entre 1993 e 1997.

“Esta exposição talvez seja capaz de mostrar, em imagens, a harmonia e a paz encontradas por José Saramago em Lanzarote. Também retrata o tamanho da sua ausência”, disse Pilar del Río ao ver as fotografias.

A exposição é financiada pelo Turismo de Arrecife, pelo Cabildo de Lanzarote, e conta com o apoio da Fundação José Saramago, da Casa José Saramago, do Instituto Camões e do Consulado Português em Barcelona.

Lanzarote, a janela de Saramago permanecerá na Sala de Exposições Charco de San Ginés, em Arrecife, Lanzarote, até 14 de maio. Também em maio, parte dela estará no LeV (Festival de Literatura em Viagem) de Matosinhos. No dia 10 de junho, Dia de Portugal, a exposição será inaugurada em Barcelona.

João Francisco Vilhena é autor do livro Lanzarote, a janela de Saramago, com apresentação marcada para o mês de maio em Portugal, numa edição da Porto Editora.

Pin It on Pinterest

Share This