Exposição Lanzarote – a janela de Saramago, chega a Lisboa

Exposição Lanzarote – a janela de Saramago, chega a Lisboa

 

Foi inaugurada ontem, dia 30 de maio, na sede do Instituto Camões em Lisboa, a exposição Lanzarote – a janela de Saramago do fotógrafo João Francisco Vilhena, sobre o Nobel português de Literatura e a ilha escolhida pelo escritor para viver. As imagens poderão ser vistas até ao dia 27 de Junho (ver horários e localização no site do Instituto Camões).

Ontem, na inauguração da exposição, foi apresentado o livro Lanzarote – a janela de Saramago, com fotos de Vilhena – algumas das quais podem ser vistas no Instituto Camões – e fragmentos de textos extraídos dos Cadernos de Lanzarote, de José Saramago. Publicada pela Porto Editora, a obra chegou às livrarias a meados de maio.

“Este livro é uma pequena homenagem a José Saramago quando se completam 15 anos da atribuição do Prémio Nobel e também se comemora o segundo nascimento da sua obra, com nova chancela”, disse João Rodrigues, editor da Porto Editora, ao apresentar a obra. “Com estes textos e estas fotografias sentámo-nos ao ombro do gigante Saramago e vemos mais longe, vemos a pequenez dos homens”, completou.

Pedro San Ginés, presidente do Cabildo de Lanzarote, também esteve presente na inauguração da exposição que foi mostrada pela primeira vez na ilha das Canárias. “Lanzarote tem uma eterna dívida de gratidão com José Saramago e esperamos que com esse livro os portugueses possam estar ainda mais perto da ilha”.

“José Saramago dizia que o esquecimento era a morte definitiva. Por isso estamos aqui hoje, para dizer a ele que não o esqueceremos”, disse Vilhena ao encerrar a sessão. No dia 10 de Junho o fotógrafo estará em Barcelona para a abertura da mesma exposição que será mostrada na Biblioteca da Sagrada Família.

(João Rodrigues, Ana Paulo Laborinho, Catarina Vaz Pinto, Pedro San Ginés, Pilar del Río e João Francisco

Na imprensa:

Ilha de Saramago retratada em livro
(Correio da Manhã)

Lanzarote vuelve a abrir una nueva “ventana” al mundo a través del escritor y Nobel José Saramago

(La Voz de Lanzarote)

(Lancelot Digital)

Lisboa se asoma a Lanzarote

(La Provincia)

Presentan en Lisboa “Lanzarote – a janela de Saramago”

(Ócio Lanzarote)

“Lanzarote – A janela de Saramago”

(Revista Lusofonia)

Entrevista a João Francisco Vilhena

(RTP – Antena 1)

Pin It on Pinterest

Share This