Exposição sobre José Saramago chega a Belém do Pará (Brasil)

Exposição sobre José Saramago chega a Belém do Pará (Brasil)

A exposição “Saramago – os pontos e a vista”, que aborda a vida, a produção literária e o pensamento de José Saramago, estará patente em Belém do Pará, no Museu do Estado do Pará, a partir do dia 15 de dezembro. A mostra, que conta com o apoio da Fundação José Saramago, foi exibida ao público pela primeira vez em São Paulo, em março deste ano.

A curadoria da exposição é de Marcello Dantas e a produção dos vídeos que a integram é de responsabilidade de Miguel Gonçalves Mendes. Além de um vasto material audiovisual, o visitante poderá ver alguns objetos pessoais do escritor, como o computador com o qual escreveu Ensaio sobre a Cegueira e a cama dos seus avós, que viajou da sua terra natal, Azinhaga. Sobre ela, José Saramago afirmou no seu discurso ao receber o Prémio Nobel de Literatura em 1998: “No Inverno, quando o frio da noite apertava ao ponto de a água dos cântaros gelar dentro da casa, iam buscar às pocilgas os bácoros mais débeis e levavam-nos para a sua cama”.

Patente até 17 de fevereiro em Belém do Pará, a exposição tem o patrocínio do Banco Santander, por meio da Lei Rouanet. A produção é da Magnetoscópio e a realização é do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, da Fundação José Saramago, da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Cátedra João Lúcio de Azevedo Camões, I.P|UFPA, com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Museu do Estado do Pará (MEP), e da Companhia das Letras.

Mais informações aqui.

Pin It on Pinterest

Share This