Festival Sete Sóis Sete Luas: 120 espetáculos em 34 cidades do Mediterrâneo e da Lusofonia

Este ano na 21.ª edição, o Festival Sete Sóis Sete Luas envolve 34 cidades do Mediterrâneo e da Lusofonia, incluindo agora a Eslovénia e a Tunísia.

No arranque do festival, a 29 de junho, Alfandega da Fé acolhe um concerto da cantora israelita Mor Karbasi, numa “viagem musical ao universo sefardita”, e um seminário sobre os Judeus em Trás-os-Montes.

A apresentação do programa do Festival Sete Sóis Sete Luas de 2013 foi feita no dia 28 de junho, na Fundação José Saramago, pelo diretor Marco Abbondanza, que sublinhou o crescimento continuado deste “pluriverso cultural cheio de diferenças que mostram uma profunda raiz unitária”. Ana Paula Laborinho, em nome do Instituto Camões a que preside, e Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, participaram na sessão.

O programa, que só estará completamente fechado dentro de duas semanas pois ainda faltam algumas confirmações, abrange 120 espetáculoe e exposições em 34 cidades de 13 países da bacia mediterrânica e da lusofonia – Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Roménia, Eslovénia, Tunísia e Portugal.

A Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, terá espetáculos às sextas-feiras, a partir de 5 de julho, começando com o grupo italiano Sossiobanda que irá, no dia 7 a Ponte de Sor. Nesta cidade, o grupo Orient.7sóis.Orkestra, com direção musical de Rão Kiao, apresenta-se no dia 13 de julho. Este é um projeto original que junta Marko Kalcic da Croácia, Kelly Thoma da Grécia, Salim Allal da Argélia, Miguel Angel Ramos de Espanha, Rica Rebordão e Rão Kiao de Portugal.

O Festival, com um orçamento superior a 800 mil euros, tem o apoio da Fundação Anna Lindh (com sede no Egito), do Instituto Camões e dos municípios de Ponte de Sor, Alfandega da Fé, Castro Verde, Elvas, Odemira e Oeiras. Na sua origemn estiveram os escritores José Saramago e Dario Fo, ambos posteriormente laureados com o Prémio Nobel da Literatura.

O programa pode ser consultado no site da organização: 

Festival Sete Sóis Sete Luas

Pin It on Pinterest

Share This