A Fundação José Saramago no Festival Literário de Óbidos

A Fundação José Saramago no Festival Literário de Óbidos

No ano passado, o elefante Salomão, personagem do romance A Viagem do Elefante, de José Saramago, foi adoptado como a mascote do FOLIO (Festival Literário de Óbidos). Nas mãos da equipa do Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela, o simpático quadrúpede percorreu as ruas da vila para (re)contar a história imaginada pelo escritor português.

Este ano, na segunda edição do FOLIO, a parceria entre a Fundação José Saramago e a organização do festival será ainda mais intensa. Estão programadas várias atividades que envolvem o nome do Prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa.

No dia 22, data da abertura do FOLIO, serão inauguradas duas exposições que têm o autor de Memorial do Convento como protagonista. No Museu Abílio serão expostas as matrizes em madeira e os originais das ilustrações que o artista brasileiro José Francisco Borges, conhecido como J.Borges, concebeu para o livro O Lagarto, título que une as palavras de José Saramago ao traço do xilógrafo brasileiro, numa edição da Porto Editora. No mesmo dia 22, às 18h30, O Lagarto será apresentado numa sessão que contará com a presença de Pilar del Río, Alejandro García Schnetzer e Manuel Alberto Valente.

Também no edifício do Museu Abílio estará patente a mostra «Utopia hoje», com curadoria de Ana Matos, em que dez artistas interpretam, de forma livre e autoral, dois títulos fundamentais de dois dos maiores autores de língua portuguesa: Mensagem, de Fernando Pessoa, e A Jangada de Pedra, de José Saramago. A inauguração oficial da exposição será no sábado dia 24, pelas 16h.

Nos dias 22, 23, 24, 25, 29, 30 de setembro, e 1 e 2 de outubro, sempre pelas 19h, será apresentada uma obra teatral a partir de O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago. Adaptada e encenada por José Rui Martins, do Trigo Limpo Teatro ACERT, a peça será interpretada pelos actores e músicos Catarina Moura e Luis Pedro Madeira.

Por fim, no dia 1 de outubro, às 11h, o professor catedrático Carlos Reis dará uma aula sobre a Utopia na obra de José Saramago.

 

 

Pin It on Pinterest

Share This