Fundação José Saramago integra delegação presidida por Kerry Kennedy em visita ao Sahara Ocidental

A Fundação Saramago integra a delegação liderada por Kerry Kennedy, Presidenta do Centro Robert F. Kennedy para a Justiça e Direitos Humanos (Centro RFK). O objetivo é avaliar a situação dos direitos humanos no território. A delegação, composta por distintos defensores de direitos humano, estará no território do Sahara Ocidental controlado por Marrocos de 24 a 31 de agosto e visitará também Rabat e os campos de refugiados Saharauis na Argélia. “Desde 1975 existe um conflito entre o Reino de Marrocos e a Frente Polisário, um movimento nacional pela autodeterminação do povo saharaui”, pode ler-se no comunicado de imprensa dos promotores da visita. “Devido a este conflito, o povo saharaui dividiu-se em dois, os que vivem sob controlo marroquino e os que vivem nos campos de refugiados na Argélia. Em 1991, as Nações Unidas estabeleceram uma missão de paz para supervisionar um cessar fogo entre as duas partes e para realizar um referendo. Após 21 anos desde a sua criação, a missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental – MINURSO, não conseguiu realizar o referendo e não tem um mandato de direitos humanos, apesar das preocupações da comunidade internacional sobre as violações aos direitos humanos.” “A nossa delegação avaliará a situação falando com ativistas dos direitos humanos, autoridades governamentais e famílias que se viram divididas por este conflito”, declarou Kerry Kennedy. “Esperamos chamar a atenção da comunidade internacional para este tema e apoiar o estabelecimento de um mandato de direitos humanos para a Missão das Nações Unidas”.

A delegação inclui os seguintes membros: Eric Sottas, ex-Secretário Geral, Organização Mundial Contra a Tortura; María del Río, Membro do Conselho de Curadores da Fundação José Saramago; Marialina Marcucci, Presidenta do Centro RFK – Europa; Margarette May Macaulay, Juíza do Tribunal Interamericano de Direitos Humanos; Marselha Gonçalves Margerin, Diretora de Incidências RFK Partners/Centro RFK; Mary Lawlor, Diretora, Front Line Defenders; Santiago A. Canton, Diretor RFK Partners/Centro RFK; Stephanie Postar, RFK Partners/Centro RFK. O Centro RFK elaborará um relatório que incluirá as observações dos membros da delegação depois de concluída a viagem.

Para a preparação da visita, o Centro RFK reuniu-se com representantes de todas as partes envolvidas no conflito e agradece a cooperação recebida.

Pin It on Pinterest

Share This