Inaugurada a exposição “Animal’s Nightmare”, de Joana Villaverde

Inaugurada a exposição “Animal’s Nightmare”, de Joana Villaverde

No dia 4 de abril foi inaugurada em Avis a exposição Animal’s Nightmare, da artista plástica Joana Villaverde. O projecto resulta de um intenso trabalho de pesquisa e da estadia de dois meses na Cisjordânia, como artista residente na Qattan Foundation, em Ramallah. Neste período, que coincidiu com o mais recente ataque de Israel a Gaza, do qual resultaram mais de 2100 mortos, Joana Villaverde viveu a realidade da ocupação que se perpetua nos territórios ocupados:

“Roubei o título do projecto a um capítulo de Nothing to lose but your life, um livro de Suad Amiry, arquitecta e escritora Palestiniana a viver em Ramallah. Neste livro Suad retrata o dia a dia de um trabalhador palestiniano e acompanha um grupo de homens no caminho diário para o trabalho obrigatoriamente clandestino em Israel. Esta viagem, que podia demorar 18 minutos, dura 18 horas e muitas das vezes dura mesmo a vida dos que são assassinados no caminho. “Nothing to lose but your life” é um retrato da vida quotidiana dos trabalhadores palestinianos. […] Animals’ Nightmare é uma exposição sobre a Palestina. É um projecto sobre resistência, é sobre ser artista hoje e resistir. No meu trabalho tenho os animais de Suad a esbarrarem no Muro, tenho pessoas em forma de animais a ir de encontro ao Muro. Estão todos encarcerados pelo Muro.”

A exposição Animal’s Nightmare, que conta com o apoio da Fundação José Saramago, pode ser vista até ao dia 31 de maio, aos fins de semana, das 15 às 19 horas, na Rua das Portas de Évora, n.º 1, em Avis.

Joana Villaverde-Exposição 21 Joana Villaverde-Exposição 12 Joana Villaverde-Exposição 09 Joana Villaverde-Exposição 06

folha de sala

Pin It on Pinterest

Share This