Informações sobre o Congresso “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”

Informações sobre o Congresso “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”

Continuam abertas, até 15 de setembro, as inscrições, sem proposta de comunicação, para o Congresso Internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel” que se realiza de 8 a 10 de outubro, no Convento São Francisco, em Coimbra. A ficha de inscrição encontra-se disponível no site do congresso (em http://www.uc.pt/fluc/clp/cijs/cijs_insc_v2) e os pagamentos realizam-se através da Loja Virtual da UC.

O congresso é uma coorganização do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra, realizando-se a sessão de abertura a 8 de outubro, às 9h30m. Segue-se a apresentação do Último Caderno de Lanzarote, inédito saramaguiano descoberto em julho passado.

Do programa constam quatro conferências plenárias por Teresa Cristina Cerdeira (Universidade Federal do Rio de Janeiro), David Frier (University of Leeds), Roberto Vecchi (Università di Bologna) e Carlos Reis (Universidade de Coimbra), e três mesas plenárias: “Personagens e identidades”, “Diálogo sobre Deus e Saramago” e “Outros Saramagos: transmediações”. Foram aprovadas 69 comunicações, que serão apresentadas durante os três dias do congresso (veja síntese do programa).

A 10 de outubro, após o encerramento do congresso por Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, será representada uma adaptação dramatúrgica de O Ano da Morte de Ricardo Reis, pela companhia Éter – produção cultural. Durante o congresso, serão entregues os prémios do concurso de ensaios sobre Saramago destinado a estudantes do ensino secundário.

O congresso foi acreditado como atividade formativa pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

O Congresso Internacional “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel” conta com os apoios da Reitoria e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bem como da Fundação José Saramago e da Porto Editora.

Pin It on Pinterest

Share This