Instituto Cervantes de Lisboa recorda Carlos Fuentes no dia 29

Dia 29 de Novembro é dia de recordar o escritor mexicano Carlos Fuentes, que morreu em Maio último. Um documentário e uma mesa redonda prometem trazer parte da obra do escritor ao Instituto Cervantes de Lisboa.

O documentário «México, la región más transparente», de Juan Manuel Martín de Blas, será exibido às 17h30. A sinopse é a seguinte:

«No tengo más que darle a México sino mi mirada de amor. Estas são as palavras de uma personagem do romance de Carlos Fuentes La silla del águila que resumem o sentimento do autor relativamente ao país centroamericano e refletem o espírito do documentário México, la región más transparente, por Carlos Fuentes.

Amor e paixão para ver com novos olhos cidades mexicanas como Xalapa, Veracruz ou México D.F., da mão do grande criador, panamenho de nascença e mexicano de coração, que faleceu a 15 de Maio aos 83 anos. Durante o percurso pelos lugares e cidades que inspiraram a sua literatura, intercalam-se leituras de fragmentos dos seus romances.»

Às 18h30 terá lugar uma mesa redonda moderada por Isabel Araújo Branco que contará com a presença do Embaixador do México em Portugal, Benito Andión, o editor Manuel Alberto Valente, da Porto Editora, a tradutora Helena Pitta, a presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río, e a presidenta da Casa da América Latina, Manuela Júdice.

No decorrer da sessão serão lidos alguns textos de Carlos Fuentes.

Foto da capa da revista Blimunda, de junho de 2012, dedicada a Carlos Fuentes

Pin It on Pinterest

Share This